Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

São José dos Pinhais recebe elite do rugby sevens feminino.

São José dos Pinhais recebe elite do rugby sevens feminino.
>> A cidade de São José dos Pinhais (PR), localizada na região metropolitana de Curitiba, sedia neste sábado e domingo, dias 17 e 18, a segunda etapa de 2013 do Circuito Brasileiro Feminino de Rugby, o Super Sevens, com a participação das melhores jogadoras do país. Doze times lutarão pelo título, incluindo três paranaenses, Urutau, Londrina e Cascavel, convidados pela federação local. O torneio será disputado no Estádio do Pinhão, com entrada franca.

Mais experiente entre os três times, o Urutau Rugby, de Curitiba, jogou quatro das cinco etapas do circuito em 2012, o que proporcionou às atletas bagagem suficiente para os demais campeonatos. Apenas na terceira etapa, em Niterói, o time não esteve presente. O Urutau ficou entre os oito melhores da competição, que contou com um total de 20 times participantes.

“Ter a oportunidade de jogar em casa um campeonato como o Super Sevens é algo que realmente nos enche de orgulho e de vontade de apresentar um bom jogo. A etapa paranaense pelo visto promete muita emoção. Esperamos melhorar nosso desempenho com relação ao ano passado. Acredito que a melhor forma de evoluir é jogar com times mais experientes, como Desterro, SPAC, Band e Niterói, entre outros”, considera a capitã do Urutau Ana Cássia Sato, mais conhecida como Japa.

No campeonato estadual, o Urutau ocupa a segunda colocação, após três das cinco etapas já realizadas. Cascavel e Londrina fazem suas estreias no Circuito Brasileiro. Empatados no Paranaense em número de pontos, dividem a quarta posição no torneio. “Fico bastante feliz pelo rugby paranaense. Atualmente temos sete times disputando o circuito estadual e muitas meninas estão envolvidas com o rugby no estado do Paraná. Aprimorar o jogo desses três times, participando de um campeonato como o Super Sevens é, sem dúvida, uma oportunidade muito bem vinda. Não apenas para os times, mas também para o rugby da região como um todo”, analisa Japa.

Além dos convidados paranaenses, a segunda etapa do Super Sevens contará com as seis equipes denominadas “fixas”, que têm vagas garantidas em todas as etapas de 2013 do torneio, Bandeirantes (SP), SPAC (SP), BH (MG), Niterói (RJ), Charrua (RS) e Desterro (SC). Além de outras três também convidadas: Pasteur (SP), Recife (PE) e Goianos (GO).

As doze equipes estão divididas em três grupos. Bandeirantes, Niterói, Pasteur e Urutau formam o grupo A, SPAC, Charrua, Recife e Cascavel estão no grupo B, enquanto BH, Desterro, Goianos e Londrina compõem o grupo C. Os oito melhores disputam as quartas de final da Taça Ouro, enquanto os outros quatro lutam pela Taça Bronze.

A equipe do Bandeirantes, campeã da primeira etapa do Super Sevens 2013 entra na etapa do Paraná como uma das favoritas. As paulistas lideram com 20 pontos, conquistados após a vitória sobre o SPAC na final da etapa de Niterói, por 10 x 0. Atual campeão do Super Sevens, o SPAC soma 18 pontos, seguido pelo BH Rugby com 16.

Depois de Curitiba, será a vez de Porto Alegre (RS) organizar o evento, nos dias 7 e 8 de setembro. Duas semanas depois, Florianópolis recebe a quarta etapa. Em outubro, o torneio feminino estará em Belo Horizonte (MG), nos dias 12 e 13. A sexta e última etapa será disputada em São Paulo (SP), em 2 e 3 de novembro.

Classificação do Super Sevens 2013
1º – Bandeirantes – 20 pontos
2º – SPAC – 18 pontos
3º – BH Rugby – 16 pontos
4º – Vitória – 14 pontos
5º – Desterro – 12 pontos
6º – Charrua – 10 pontos
7º – Niterói – 8 pontos
8º – Invitación VII – 6 pontos
9º – Guanabara – 4 pontos
10º – Varginha – 3 pontos

Serviço:
Super Sevens – Circuito Brasileiro de Rugby Sevens Feminino
Local: Estádio do Pinhão
Endereço: Rua Antonio Moro, 105, Jardim Cruzeiro. São José dos Pinhais/PR
Sábado: das 10h às 17h00
Domingo: a partir das 10h e final da Taça Ouro às 15h20.
Entrada gratuita

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken e JAC Motors. Conta ainda com Grupo CCR, Alupar, CEMIG, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Travel Ace, Fortify, Probiótica, Deloitte, Cremer e JExperts.

O rugby é o segundo esporte mais praticado no mundo, têm 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a International Rugby Board (Federação Internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Por: Gustavo Coelho / Paula Otero – Mtb.: 17268/MG
Foto: Divulgação