Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Brasil vence Cuba

Brasil vence Cuba
>> A seleção brasileira feminina de vôlei começou a terceira semana no Grand Prix com vitória. Nesta SEXTA-FEIRA (16.08), o Brasil venceu Cuba por 3 sets a 0 (25/16, 25/11 e 25/20), em 1h13 de jogo, no Baluan Sport & Culture Palace, em Almaty, no Cazaquistão.

Com o resultado, o time verde e amarelo alcançou 17 pontos na competição (seis vitórias e apenas uma derrota). O Brasil voltará à quadra às 6h (horário de Brasília) deste SÁBADO (17.08) para enfrentar a Holanda. O SporTV e o Esporte Interativo transmitirão ao vivo.

Na partida, três jogadoras, a cubana Vargas, de apenas 13 anos, e as brasileiras Fernanda Garay e Gabi acabaram o jogo com 10 pontos e foram as maiores pontuadoras. A central Thaisa também foi bem com seis pontos de bloqueio de oito no total.

A ponteira Fernanda Garay gostou da atuação da equipe brasileira e já chamou a atenção para o duelo deste sábado contra a Holanda.

"Foi uma vitória importante em um momento decisivo. Estamos buscando a classificação para a Fase Final. Esse resultado de 3 sets a 0 foi bom. Precisamos evoluir a cada partida. Amanhã, enfrentaremos a Holanda em uma partida difícil. Jogamos três amistosos contra as holandesas no Nordeste e elas nos conhecem. Além disso, elas se reforçaram com algumas jogadoras importantes", disse Fernanda Garay.

O treinador José Roberto Guimarães ficou satisfeito com a vitória desta sexta-feira, mas as preocupações do técnico brasileiro, assim como da atacante Fernanda Garay, já estão voltadas para o confronto contra a Holanda.

"Foi uma boa vitória para começar uma semana que decide a nossa classificação para a Fase Final. A expectativa agora é para o jogo contra a Holanda. Na minha opinião é o melhor time que vamos enfrentar nessa fase e vai exigir mais do nosso grupo. Elas já fizeram bons jogos no Grand Prix", alertou José Roberto Guimarães, que fez ainda uma análise da vitória do Brasil.

"O primeiro e o terceiro sets foram mais tranquilos. No terceiro, tivemos uma quantidade de erros maior. No geral, foi uma boa vitória para o início da etapa", analisou o treinador.

O JOGO
Brasil começou bem o jogo e abriu cinco (8/3). Bem no saque e no ataque, as brasileiras fizeram 12/6. Com bom volume de jogo, as cubanas encostaram (12/11). No erro de Cuba, as atuais campeãs olímpicas foram para a segunda parada técnica com três de vantagem (16/13). O Brasil manteve a liderança e fechou o primeiro set por 25/16.

As brasileiras mantiveram o bom ritmo no início do segundo set e fizeram 8/3. Com um ponto de contra-ataque de Thaisa, o Brasil abriu nove pontos (15/6). O time verde e amarelo não deu chances para Cuba e venceu o segundo set por 25/11.

O Brasil começou o terceiro set com uma alteração. Entrou Sheilla e saiu Monique. Na primeira parada técnica, as brasileiras tinham três de vantagem (8/5). O time verde e amarelo segurou uma reação de Cuba, venceu o set por 25/20 e o jogo por 3 sets a 0.

EQUIPES:
BRASIL - Dani Lins, Monique, Fernanda Garay, Gabi, Thaisa e Fabiana. Líbero - Fabi
Entraram - Claudinha, Sheilla, Michelle e Priscila Daroit
Técnico - José Roberto Guimarães

CUBA - Vargas, Palacios, Lescay, Giel, Vilches e Alvarez. Líbero - Borrel
Entraram - Rojas, Cruz Perez, Matienzo e Rodriguez
Técnico - Juan Carlos Gala

por: Assessoria de Comunicação - CBV | IDigo - Núcleo de Inteligência Digital
foto: Divulgação / FIVB