Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Brasil supera a Holanda e fica perto da Fase Final

Brasil supera a Holanda
>> A seleção brasileira feminina de vôlei deu um grande passo rumo a Fase Final do Grand Prix. Neste SÁBADO (17.08), o Brasil venceu a Holanda por 3 sets a 0 (25/15, 25/20 e 25/15), em 1h14 de jogo, no Baluan Sport & Culture Palace, em Almaty, no Cazaquistão .

Com o resultado, o time verde e amarelo só depende de uma vitória no último e decisivo confronto pela terceira semana do Grand Prix para garantir um lugar na Fase Final. As brasileiras enfrentarão o Cazaquistão às 9h (horário de Brasília) deste DOMINGO (18.08). O SporTV e o Esporte Interativo transmitirão ao vivo.

O Brasil tem, no momento, 20 pontos (sete vitórias e uma derrota). A cidade de Sapporo, no Japão, receberá a Fase Final do Grand Prix entre os dias 28 de Agosto e 1º de setembro. Disputarão esta etapa, as cinco seleções mais bem colocadas na primeira fase e o Japão, já garantido por ser o anfitrião das finais.

A ponteira Fernanda Garay teve boa atuação e foi a maior pontuadora da partida com 17 acertos (12 de ataque, dois de bloqueio e três de saque). A central Fabiana e a ponteira Gabi também pontuaram bem com 13 pontos cada.

Para Fernanda Garay, a vitória de hoje foi fundamental para o objetivo brasileiro que é a classificação para a Fase Final.

"Estávamos conscientes que esse jogo era decisivo. Precisávamos desses três pontos para não depender de ninguém na classificação para a Fase Final. Ainda temos o jogo de amanhã contra o Cazaquistão, mas dependemos somente do nosso resultado. Apesar de ter sido um 3 sets a 0, a Holanda nos colocou em bastante dificuldades. O começo do jogo foi muito corrido. No entanto, soubemos ter paciência para impor nosso ritmo", analisou Fernanda Garay.

O treinador José Roberto Guimarães fez questão de ressaltar a boa atuação do grupo brasileiro.

"Foi uma partida muito importante na busca pela classificação. Precisávamos dessa vitória por 3 sets a 0. O time jogou bem, bloqueamos e sacamos com eficiência. Sabíamos que esse jogo poderia se tornar muito difícil. Foi um grande passo na luta pela classificação mas ainda não acabou. Amanhã vamos enfrentar o Cazaquistão, a equipe da casa, em mais um confronto decisivo", afirmou José Roberto Guimarães.

O JOGO
Depois de um grande rally, a Holanda fez o primeiro ponto do jogo. As holandesas começaram melhores e foram para a primeira parada técnica com três de vantagem (8/5). Com dois pontos seguidos de bloqueio, o Brasil empatou (8/8). As brasileiras cresceram de produção e abriram seis (15/9). E também foi com um ponto de bloqueio que o time verde e amarelo selou a vitória no primeiro set por 25/15.

A Holanda voltou melhor para o segundo set e abriu três (5/2). Com eficiência nos contra-ataques, o Brasil empatou (14/14). O set ficou disputado ponto a ponto. Com um ace de Fernanda Garay, as brasileiras abriram dois (20/18). As atuais campeãs olímpicas seguraram a vantagem e venceram a parcial por 25/20.

O Brasil manteve o bom momento no início do terceiro set e fez 13/5. Na segunda parada técnica, as brasileiras tinham oito de vantagem (16/8). Com tranquilidade, o time verde e amarelo venceu o set por 25/15 e o jogo por 3 sets a 0.

EQUIPES
BRASIL - Dani Lins, Monique, Fernanda Garay, Gabi, Thaisa e Fabiana. Líbero - Fabi
Entraram - Michelle e Juciely
Técnico - José Roberto Guimarães

HOLANDA - Stoltenborg, De Kruijf, Grouthes, Steenbergen, Buijs e Flier. Líbero - Knip
Entraram - Lonneke e Kim
Técnico - Gido Vermeulen

por Assessoria de Comunicação - CBV | IDigo - Núcleo de Inteligência Digital
foto Divulgação / FIVB