Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Barueri antecipa realização de projeto e está confirmado na Superliga

>> Através da iniciativa de atletas de peso como a campeã olímpica Fernandinha, a oposto Renatinha, a ponteira Soninha, entre outras, o grupo que estava unido para defender o extinto projeto de Jacareí ganhou uma nova vida. A equipe buscou alternativas e conseguiu o apoio da Prefeitura de Barueri, que já tinha intenção de montar um projeto como esse. Após adotar o grupo, o time de Barueri está confirmado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) na disputa da Superliga feminina de vôlei 13/14.

Desde o início dos problemas em Jacareí, a maior preocupação girava em torno da preservação do emprego d as atletas envolvidas com o projeto. Para evitar que o problema se agravasse, o superintendente da CBV, Renato D´Ávila, esteve em Barueri nesta SEGUNDA-FEIRA (19.08), e se reuniu com o secretário de Esporte, Paulo Sérgio do Nascimento, e com o secretário de Planejamento, José Hipolito, para obter a confirmação de que a prefeitura irá arcar com os custos da equipe nesta temporada enquanto não consegue novos patrocinadores.

"Ficamos muito satisfeitos com o desenrolar desta situação. As atletas buscaram este patrocínio e só nos cabe parabenizá-las por esta conquista. Nós vimos que a Prefeitura está realmente disposta a tocar este projeto. Conversamos com os clubes e optamos pela substituição. Este é um projeto que Barueri já tinha interesse em realizar há algum tempo e que, agora, foi apressado e sai do papel", explicou o superintendente da CBV.

O secretário de Esporte ofereceu todas as garantias exigidas pela entidade para que o time tenha o direito de disputar a Superliga sem nenhum tipo de risco. "Esta nova equipe de voleibol é muito bem vinda, até porque faz parte do projeto da Secretaria de Esporte de Barueri a criação de equipes principais e de alta performance em todas as modalidades. Certamente, as novas atletas do vôlei que acabam de chegar a Barueri, serão como referência para nossos alunos, equipes de base e até mesmo incentivo para novos adeptos de atividades esportivas", disse Paulo Sérgio, secretário de Esporte e campeão mundial de futebol.

Uma das mais felizes e aliviadas com a solução do problema é a levantadora Fernandinha. Campeã olímpica com a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres/12, a jogadora foi uma das primeiras a apostar na nova equipe e se transferir para Jacareí. A incerteza do futuro do projeto deixou Fernandinha bastante tensa, mas agora ela afirma que está feliz.

"Estou muito feliz por conseguirmos manter o time unido e por termos sido tão bem recebidas por uma cidade do nível de Barueri. Sentimos que é um lugar que valoriza o esporte e que nos recebeu de braços abertos. Estamos muito honradas e motivadas para esta nova fase", finalizou Fernadinha.

por Assessoria de Comunicação - CBV | IDigo - Núcleo de Inteligência Digital