Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Bandeirantes vence mais uma etapa do Super Sevens

Bandeirantes vence mais uma etapa do Super Sevens
>> O time do Bandeirantes (SP) confirmou o bom momento que vive no Super Sevens - Circuito Brasileiro Feminino de Rugby 2013. Ganhou a segunda etapa realizada em São José dos Pinhais (PR) e aumentou a folga na liderança da competição. Em uma final muito disputada, o Band venceu o Desterro (SC) por 15 x 14, virando o placar na hora decisiva. O terceiro lugar ficou com o SPAC (SP), que derrotou o Charrua (RS) por 19 x 7. Na Taça Prata (quinto lugar), vitória do BH Rugby (MG), 36 x 17 sobre o Recife (PE). A sétima colocação ficou com Niterói (RJ), que bateu o Uratau (PR) por 36 x 0. O o Goianos (GO) levou a Taça Bronze (nono lugar) ao triunfar sobre o Cascavel (PR) por 25 x 0 e o Pasteur (SP) terminou a etapa com o 11º lugar após derrotar o Londrina (PR) por 12 x 0.

A Taça Ouro mostrou o alto equilíbrio do Super Sevens. O Desterro saiu na frente, abriu boa vantagem no primeiro tempo, quando vencia por 14 x 5, mas levou a virada no segundo tempo. O placar final, 15 x 14 para o Bandeirantes, garantiu o segundo título consecutivo da equipe no campeonato em 2013. "Já estávamos com um sistema de jogo bem treinado, mas o que determinou a vitória foi a agressividade da nossa defesa. As meninas que voltaram da Seleção vieram para somar, foi uma força a mais. Já estávamos com uma pegada forte. Esse campeonato aumentou o nível e ganhar lá em Niterói e agora aqui em São José dos Pinhais, é uma felicidade a mais para nós", vibrou Bianca Menini, capitã do Band.

Na disputa do terceiro lugar, o SPAC venceu o Charrua por 19 x 7 e manteve-se na segunda colocação do Super Sevens. "Viemos para esta segunda etapa sabendo que seria duro, pois estamos com alguns destaques por lesão. Viemos atrás do primeiro lugar, mas infelizmente tivemos alguns deslizes. Como na fase classificatório perdemos para o Charrua, entramos nessa decisão de terceiro lugar com o objetivo de devolver a derrota sofrida. O terceiro lugar foi a nossa conquista nessa etapa", contou Vivi Gama, capitã do SPAC.

Na Taça Prata, válida como disputa do quinto lugar, vitória do BH Rugby sobre o Recife, por 36 x 17. "Todos os times cresceram durante o torneio. Hoje não existe hegemonia porque todos estão evoluindo. Fizemos jogos iguais com as outras equipes e estamos felizes por isso. A disputa com o Recife não foi fácil. Cansamos bastante, mas provamos que está dando certo o trabalho que estamos fazendo ", exaltou a capitã do BH, Amanda "Dezenove".

Com o título da etapa, o Bandeirante se isolou na liderança do Circuito Brasileiro, com 40 pontos. O SPAC é o vice-líder, com 34, e o Desterro subiu para a terceira posição, com 30 pontos. A terceira etapa do Super Sevens será em Porto Alegre (RS), nos dias 7 e 8 de setembro. Duas semanas depois, Florianópolis recebe a quarta etapa. Em outubro, o torneio feminino será em Belo Horizonte (MG), nos dias 12 e 13. A sexta e última etapa marcada para São Paulo (SP), nos dias 2 e 3 de novembro, encerra o Circuito Brasileiro.

Taça Ouro (1º e 2º)
Bandeirante 15 x 14 Desterro

Disputa 3º e 4º
Charrua 7 x 19 SPAC

Taça Prata (5º e 6º)
Recife 17 x 36 BH Rugby

Disputa 7º e 8º
Urutau 0 x 36 Niterói

Taça Bronze (9º e 10º)
Goianos 25 x 0 Cascavel

Disputa de 11º
Pasteur 12 x 0 Londrina

Classificação da etapa Paraná
1º - Bandeirantes - 20
2º - Desterro - 18
3º - SPAC - 16
4º - Charrua - 14
5º - BH Rugby - 12
6º - Recife - 10
7º - Niterói - 8
8º - Uratau - 6
9º - Goianos - 4
10º - Cascavel - 3
11º - Pasteur - 2
12º - Londrina - 1

Classificação do Super Sevens 2013 após duas etapas
1º - Bandeirantes - 40 pontos
2º - SPAC - 34 pontos
3º - Desterro - 30 pontos
4º - BH Rugby - 28 pontos
5º - Charrua - 24 pontos
6º - Niterói - 16 pontos

por CBRu - Confederação Brasileira de Rugby
foto Divulgação / Confederação Brasileira de Rugby.