Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Automobilismo: Bia Figueiredo - "Vencer no Desafio das Estrelas foi maravilhoso"

Bia Figueiredo
Foto: Miguel Costa Jr. 
>> Com a vitória na segunda bateria do Desafio das Estrelas, no último domingo, 19, em Florianópolis, Ana Beatriz Figueiredo (Ipiranga / Lubrizol) encerra 2010, seu ano de estreia na Fórmula Indy, em grande estilo. “Foi muito gratificante, estou muito feliz”, diz Bia Figueiredo, como é conhecida no Brasil.

Única mulher em um grid de 27 karts, ela largou da 11ª posição em que concluiu a primeira bateria, na noite anterior, e perto do fim da prova ultrapassou Rubens Barrichello para assumir a primeira posição e vencer, além de fazer a melhor volta da corrida, com o tempo de 55s408.

“Estivemos bem desde o começo. No primeiro treino, a pista estava suja. No segundo dia, andamos forte, mas um errinho no acerto do kart para a classificação nos deixou fora do top qualifying. Na primeira bateria, me meti em encrencas na largada, caí da 16ª para a 22ª posição, mas fui me recuperando, virando no mesmo tempo dos líderes”, conta a pilota brasileira.

Na segunda corrida, com outro motor sorteado, Bia foi bem já no warm-up, que não completou por um problema mecânico. “Estivemos confiantes o tempo todo e fui para a corrida esperando terminar no pódio. Comecei ganhando três posições na largada, meu kart estava ótimo, e no fim, por causa do acerto que escolhemos, foi ficando ainda melhor”, ela completa.

Participaram da quinta edição do evento Felipe Massa, Rubens Barrichello, Bruno Senna, Lucas di Grassi e Jaime Alguersuari, da Fórmula 1; Tony Kanaan, Hélio Castroneves e Vítor Meira, da Indy; Alberto Valério, da GP2; João Paulo Oliveira, da Super GT Japão; Leonardo Nienkötter, do Trofeo Línea; Christian Fittipaldi, Cacá Bueno, Popó Bueno, Ricardo Maurício, Thiago Camilo, Xandinho Negrão, Marcos Gomes, Max Wilson, Luciano Burti, Ricardo Zonta, Allam Khodair e Antonio Pizzonia, da Stock Car; e Felipe Giaffone, da Fórmula Truck.

Convidada pela segunda vez para o Desafio das Estrelas, após o fim da temporada da Indy, Bia trabalhou duramente na organização de uma estrutura de marketing que a levou a ter sua própria equipe, a Ipiranga Racing, nas 500 Milhas de Kart da Granja Viana (outra corrida festiva do calendário de fim de ano do automobilismo brasileiro), e a disputar o Desafio das Estrelas com o patrocínio da Ipiranga e da Lubrizol.

Bia Figueiredo Pódio
Foto: Miguel Costa Jr. 
“Agradeço muito a confiança dos meus patrocinadores no meu trabalho”, diz Bia. Agora, ela continua concentrada na preparação para a temporada 2011 da Fórmula Indy, ao lado dos gestores de sua carreira, André Ribeiro e Augusto Cesário, ainda mais estimulada pela vitória conquistada em Florianópolis.

“O importante do Desafio das Estrelas é que todos são pilotos muito bons. No grid tinha campeões da Fórmula Indy, vencedores da Fórmula 1, campeões da Stock Car e da Fórmula Truck, todos kartistas ótimos. Ganhar uma prova dessa em cima de tantos pilotos fantásticos e campeões é maravilhoso!”, conclui Ana Beatriz Figueiredo, que terminou empatada em pontos com Lucas Di Grassi, Rubens Barrichello e Felipe Massa na classificação geral do Desafio das Estrelas, ocupando a quarta posição, dados os critérios de desempate.

Fonte:
Estela Craveiro
MTb 15.590/SP
IMPRENSA BIA RACING
11.4828.4728 - 11.9798.4671 - 13.3317.5631
imprensa@biaracing.com

Comentários