Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Handebol: Alexandra Nascimento é eleita melhor atleta do handebol

Alexandra Nascimento, de 29 anos, nascida em Limeira (SP), é ponta direita da Seleção Olímpica e de um dos principais clubes de handebol do mundo, o Hyppo, da Áustria. E o bom desempenho em 2010 levou Alexandra a ser escolhida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como a melhor atleta do handebol do ano. O anúncio já foi feito e o prêmio será entregue no dia 20 de dezembro, em cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Teatro do MAM, no Rio de Janeiro.

A escolha dos melhores atletas em cada uma das 47 modalidades foi feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. E, segundo Alexandra, estar na lista é motivo de orgulho. "Sempre foi meu sonho receber esse prêmio, mas confesso que, na verdade, eu não esperava. Eu estava jogando um torneio na Espanha, com a Seleção Brasileira, e tivemos uma reunião com o presidente da Confederação, Manoel Luiz. No meio da reunião, ele me deu a notícia. Fiquei muito feliz, pois ser reconhecida pelo trabalho é o sonho de qualquer atleta", disse Alexandra.

A indicação para melhor do ano foi obtida através de grandes atuações. Em 2010, Alexandra Nascimento foi campeã da Liga Austríaca e ficou em segundo lugar na Balkan League, sendo a artilheira da competição. A brasileira também foi a segunda artilheira na Liga dos Campeões e melhor ponta direita, melhor estrangeira e melhor jogadora da Liga Austríaca.

"Penso que esse prêmio veio pelo que conquistei neste ano de 2010. Para mim, foi um ano maravilhoso. Estou realmente muito feliz e realizada. Aqui no Hyppo respiramos handebol. Temos uma rotina bem puxada, treinando em dois períodos praticamente todos os dias da semana e a estrutura que eles oferecem é muito boa. Acredito que todo esse trabalho está refletindo no meu desempenho", disse Alexandra, que está no clube austríaco desde 2004.

E se 2010 foi marcante, a jogadora espera que 2011 seja ainda mais. No ano em que terá a oportunidade de disputar o Mundial em casa — o campeonato será em dezembro de 2011, em Santa Catarina — Alexandra acredita que viverá momentos inesquecíveis. "Essa será uma ótima oportunidade para nosso handebol brasileiro. É até difícil explicar o sentimento que deve ser jogar um Mundial em casa. Estive no Pan-Americano no Rio de Janeiro e foi uma experiência maravilhosa, com o ginásio sempre cheio, uma torcida fantástica e nossos familiares por perto", comentou Alexandra.

Diante de tanta expectativa, a jogadora espera que o desempenho da Seleção Brasileira esteja a altura. "Vamos enfrentar seleções muito fortes e espero que a nossa equipe represente muito bem o Brasil. Com certeza iremos dar o nosso máximo para fazer um ótimo campeonato", concluiu Alexandra Nascimento.

Comentários