Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Entrevista com: Gabriella Figueiredo - Nado Sincronizado

Foto: Satiro Sodré
Entrevista com Gabriella Figueiredo, atleta do Nado Sincronizado, que defende a Seleção Brasileira e o Clube de Regatas do Flamengo.

Nome:
Gabriella Guterres Figueiredo

Mulher Atleta: Como iniciou no Esporte?
Gabriella: Tenho dois irmãos mais velhos que sempre fizeram natação, então quando eu e minha irmã nascemos já fomos quase que direto pra piscina, praticamos natação durante muito tempo, mas depois de assistirmos as gêmeas Carolina e Isabela em um Sul-Americano, que aconteceu em Belém, nos identificamos por sermos gêmeas também e todos falavam que tínhamos futuro, por termos o biotipo perfeito pro nado. Então tentamos conciliar durante um tempo o nado com a natação, mas como vimos que não dava pra conciliar os dois, desistimos de continuar nadando e focamos no nado sincronizado.

Mulher Atleta: Esporte que Pratica? Por qual clube?
Gabriella: Pratico Nado Sincronizado, iniciamos no Clube do Remo, em Belém/Pará, mas em 2008 em razão da convocação para a Seleção Brasileira, tivemos que nos mudar para o Rio de Janeiro, pois os treinamentos seriam aqui, motivo pelo qual passamos a defender o Clube de Regatas do Flamengo.

Mulher Atleta: Acompanha outros Esportes? Quais?
Gabriella: Acompanho bastante a Natação, já que tenho muitos amigos, então fico sempre torcendo por eles. Mas sempre que posso acompanho também outros esportes como vôlei, basquete, ginástica olímpica e futebol!

Mulher Atleta: Quais seus ídolos?
Gabriella: Na verdade nunca idolatrei alguém, vejo algumas pessoas no esporte como um espelho pra mim, pela força de vontade, perseverança, o foco, e o trabalho exaustivo pra alcançar os objetivos, não importando se ele é ou não um grande atleta, mas só o simples fato de sempre tentar melhorar o torna um grande ídolo e um exemplo pra qualquer atleta.

Mulher Atleta: História engraçada?
Gabriella: Não sei, são tantas, o nado sincronizado sempre tem histórias engraçadíssimas. Mas acho que uma das mais engraçadas foi quando estávamos voltando do Mundial Junior esse ano, e passamos horas no aeroporto em Charlotte, deu ataque de bobeira nas técnicas e de repente elas começaram a imitar as técnicas malucas e histéricas dos outros países, foi muito engraçado!

Mulher Atleta: O que é ser atleta?
Gabriella: Pra eu ser atleta é enfrentar seus medos diariamente, e ver que você é capaz até do impossível. É competir sempre contra você mesmo, contra o cansaço, contra as dores, contra o sofrimento dos treinos árduos. É morrer de frio, ou passar mal de calor, mas saber que isso é um obstáculo que vai te fazer vencer uma batalha. É entender que nem sempre dar 100% de você é suficiente, às vezes é necessário muito mais que isso, é se doar por inteiro pra algo que você tem uma paixão única, porque só quem é atleta entende a sensação prazerosa de uma vitória após tanto esforço.

Mulher Atleta: A Mulher Atleta sofre algum tipo de discriminação no meio esportivo?
Gabriella: Acho que não, a mulher tá cada vez mais presente em todos os setores da sociedade, mostrando que é capaz de ser tão bem sucedida quanto o homem, e no esporte não acho que seja diferente.

Mulher Atleta: Qual a sua opinião sobre a Inclusão no Esporte?
Gabriella: Acho algo super legal e importante, já que o esporte faz parte da formação de um cidadão e é uma das melhores formas existentes de inclusão social, inclusive para com os de necessidades especiais que tem os mesmos direitos que todos nós.

Mulher Atleta: O que diria para um garota que está iniciando no esporte?
Gabriella: Diria pra ela ter perseverança e coragem de seguir adiante, que o cansaço é sempre recompensado depois com o resultado. O esporte é uma das melhores maneiras de criarmos responsabilidade desde cedo, e é muito importante você ter um objetivo na sua vida. Falaria também que as amizades que você faz no esporte, jamais serão esquecidas, elas vão ser as mais verdadeiras que você encontrará na sua vida, pode ter certeza disso!

Dela para as Mulheres Atletas:
Gabriella: Qual a maior dificuldade que já enfrentou na vida esportiva?

Dela para Ela: Qual o melhor momento da sua carreira esportiva?
Gabriella: Acho que foi quando eu fui convocada pela primeira vez pela seleção brasileira e participei do meu primeiro sul-americano, com 14 anos. Nunca vou esquecer a primeira vez que tive a sensação de subir num pódio e ouvir o hino nacional tocando.

Comentários