Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Voleibol: Seleção enfrentará a Itália no encerramento da primeira fase

Foto: FIVB
Nas três primeiras partidas do Campeonato Mundial, três vitórias. Depois de um dia sem jogos pela competição, a seleção feminina de vôlei lutará pelo quarto triunfo nesta TERÇA-FEIRA (02.11), às 2h30 (de Brasília), contra Porto Rico, na Hamamatsu Arena, no Japão. No entanto, sem descuidar do adversário imediato, o time brasileiro já se prepara para o maior desafio da primeira fase: o confronto com a Itália.

"Não podemos perder o ritmo. Temos que entrar em todas as partidas da mesma forma como jogamos contra a Holanda. Não podemos esquecer que depois de Porto Rico vem a Itália. Levamos todos os resultados para a segunda fase e precisamos manter a pegada para continuarmos vencendo", disse o técnico José Roberto Guimarães.

Já classificados para a segunda etapa do Mundial, Brasil e Itália jogarão nesta QUARTA-FEIRA (03.11), a partir das 7h (de Brasília), no encerramento da primeira fase. Para a levantadora Fabíola, que entrou como titular na partida contra a Holanda e deve permanecer no posto, é preciso encarar cada jogo como uma decisão.

"Não podemos perder nenhum jogo. O ideal é chegarmos à segunda fase com cinco vitórias. Amanhã, jogaremos contra Porto Rico. Todas as partidas serão difíceis e importantes, mas o time italiano é o nosso principal adversário no grupo. Esperamos um jogo muito difícil. Existe uma rivalidade grande entre Brasil e Itália", comentou a levantadora.

Conhecedora do voleibol italiano, já que atuou no país por quatro temporadas - entre 2004 e 2008 -, a oposto Sheilla sabe da importância de uma vitória diante das tradicionais rivais. "A partida contra a Itália deve ser uma espécie de final da primeira fase, já que decidirá o primeiro lugar do grupo. As italianas têm um conjunto forte e uma defesa muito boa. Será uma partida difícil e temos que entrar concentradas", comentou Sheilla, que terminou como a maior pontuadora nos dois jogos em que esteve em quadra: contra República Tcheca e Holanda. Na estreia contra o Quênia, a oposto foi poupada por causa de dores nas costas.

Baixa na seleção
A ponteira Jaqueline não participou da atividade desta segunda (01.11) com o restante da seleção. Enquanto as outras jogadoras foram para a musculação, a atacante ficou de repouso no hotel. Jaqueline, que se recupera de uma indisposição estomacal, virou dúvida para a partida contra Porto Rico.

"A Jaqueline teve uma indisposição estomacal e passou mal durante a noite. Ela ficou de repouso durante o dia, foi medicada e agora já está melhor, mas temos que esperar as próximas horas para ver se ela terá ou não condições de jogo", comentou Júlio Nardelli, médico da seleção brasileira feminina.


Confira o sistema de disputa do Campeonato Mundial

Primeira fase - de 29 de outubro a 3 de novembro

Nesta primeira etapa, as 24 seleções são divididas em quatro grupos com seis integrantes cada. Os times jogam entre si dentro da própria chave. Classificam-se para a segunda fase as quatro melhores equipes de cada grupo.

Segunda fase - de 6 a 10 de novembro

Nesta etapa, as 16 seleções que continuam na disputa são divididas em duas outras chaves com oito integrantes cada. As quatro melhores equipes dos grupos A e D formam a chave E, disputada em Tóquio, enquanto os quatro melhores times dos grupos B e C compõem a chave F, realizada em Nagoya.

As seleções jogarão dentro do próprio grupo da seguinte forma: No E, os times do A enfrentam as equipes do D; No F, os times do B medem forças com os adversários do C.

As duas melhores seleções de cada chave (E e F) passam para as semifinais e seguem na disputa pelo título. As duas piores equipes de cada grupo são eliminadas do Mundial. As outras oito continuam na competição para a disputa do 5º ao 12º lugares.

Importante: Todas as seleções carregam para a segunda fase os resultados obtidos na primeira etapa do Mundial. A pontuação final, somadas as duas fases, definirá a classificação para as semifinais.

Semifinais - 13 de novembro

Final - 14 de novembro

Siga a CBV no twitter

Acompanhe os bastidores da seleção brasileira no blog

*De Hamamatsu, Priscila Carvalho

Fonte: Assessoria de Imprensa – CBV

Comentários