Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Brasil derrota Argentina e segue invicta.

Brasil derrota Argentina e segue invicta
>> A Seleção Brasileira Adulta Feminina venceu mais uma partida e segue invicto no Torneio Internacional de São Carlos (SP), que está sendo disputado no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho, no interior paulista. Neste sábado (dia 17), em uma apresentação fantástica a equipe comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon venceu a Argentina por 76 a 66 (46 a 30 no primeiro tempo). Arbitraram a partida Marcos Benito (SP), Jonas Pereira (SP) e Juliana Roveri (SP). O presidente da CBB, Carlos Nunes, acompanhou de perto a conquista da Seleção Feminina em São Carlos.

"Foi uma vitória muito importante. Tivemos um jogo com bastante intensidade e muita qualidade, principalmente no primeiro tempo. Soubemos escolher as melhores bolas ofensivamente e marcando muito forte defensivamente. Chegamos abrir 26 pontos de vantagem [63 a 37], mas acredito que no rodízio das jogadoras deu uma caída no rendimento. As meninas começaram a ficar inseguras e devido a qualidade da Argentina encostaram, mas estivemos no domínio do jogo durante toda a partida. Foi uma grande parte com o resultado melhor ainda", analisou o técnico.

A cestinha do jogo foi a armadora Débora Costa com 19 pontos, um rebote, três assistências e uma recuperação de bola. Outros destaques da equipe brasileira foram a pivô Damiris Dantas que cravou um Duplo-Duplo (17 pontos e 14 rebotes), a pivô Clarissa Santos (15 pontos, cinco rebotes e três assistências) e a armadora Tainá Paixão (11 pontos e três rebotes).

"Entramos bem na partida, trabalhando forte no ataque ofensivo e com bom aproveitamento. O jogo foi encaixando e sobrando bola pra todas nós, e automaticamente a defesa foi convincente. Estamos bem treinadas e conseguimos colocar em prática tudo que sabíamos. A expectativa agora é grande para o confronto contra o Canadá. Conhecemos elas, pois já nos enfrentamos duas vezes esse ano. Vamos com muita vontade pra esse jogo, pois não queremos perder dentro de casa. Potencial para isso sabemos que a gente tem", afirmou Débora, cestinha da partida.

Na preliminar, o Canadá venceu Porto Rico por 69 a 54 (35 a 26). Confira mais sobre essa disputa Clique aqui. No domingo (18), as brasileiras encerram sua participação no torneio diante do Canadá, às 13h, com transmissão ao vivo do SPORTV.

"Amanhã teremos um jogo dificílimo, porque as canadenses são muito bem fisicamente e possuem um sistema muito definido. E a gente tem que tentar quebrar essas situações. Amanhã as meninas vão assistir os vídeos dos jogos do Canadá, onde na interpretação e em algumas variações táticas vamos tentar surpreende-los", disse Zanon.

BRASIL (23 + 23 + 23 + 7 = 76)
5.Debora Costa (19pts, 1 rebotes, 3 assist. e 1 rec. de bola), 7.Patricia Ribeiro (3pts, 3 reb., 2 assist. e 1 rec. de bola), 8.Taina Paixão (11pts, 3 rebotes, 1 assist. e 2 rec. de bola), 11.Clarissa Santos (15pts, 5 rebotes, 3 assistências e 1 rec. de bola) e 12. Damiris Amaral (17pts, 14 rebotes e 1 assistência). Entraram: 4. Joice Coelho (2pts e 1 rec. de bola), 6.Carina Martins (2 rebotes, 2 assistências e 1 rec. de bola), 9. Izabella Sangalli (2pts e 1 rebote), 10.Vanessa Gonçalves (2pts, 1 assist. e 1 rec. de bola), 13.Fabiana Souza (2pts e 4 rebotes), 14.Isabela Ramona (3pts, 1 reb., 2 assist. e 2 rec. de bola) e 15.Maria Carolina Oliveira (0). Técnico: Luiz Augusto Zanon

ARGENTINA (13 + 17 + 17 +19 = 66)
4.Macarena Rosset (9pts), 8.Andrea Boquete (8pts), 9.Nadia Flores (3pts), 14.Erica Sanches (3pts) e 15.Gisella Veja (4pts). Entraram: 5.Debora Gonzalez (2pts), 6.Paula Reggiardo (7pts), 7. Celia Fiorotto (0), 10.Agostina Burani (2pts), 11.Melisa Gretter (14pts), 12.Ornella Santana (11pts) e 13.Natasha Perez (3pts). Técnico: Cristian Alberto Santander.

O Torneio Internacional de São Carlos serve de preparação para a Copa América / Pré-Mundial do México, que será realizada em Xalapa, de 21 a 28 de setembro. O Brasil, atual campeão do Torneio, terá como adversários no grupo "B" a Argentina, Porto Rico, México e República Dominicana. No grupo "A" estão Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela. A competição classificará três países para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2014.

Torneio Internacional de São Carlos (SP)
Data: 16 a 18 de agosto
Local: Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho
Seleções Participantes: Brasil, Canadá, Argentina e Porto Rico.

1ª rodada – Sexta-feira (16 de agosto)
Canadá 65 x 55 Argentina
Arbitragem: Marcos Benito (SP), Andreia Silva (SP) e Fabiana Pereira (SP).
Confira a Estatística Clique aqui.

Brasil 80 x 54 Porto Rico
Arbitragem: Fábio Kover (SP), Jonas Pereira (SP) e Juliana Pereira (SP).
Confira a Estatística Clique aqui .

2ª rodada – Sábado (17 de agosto)
Porto Rico 54 x 69 Canadá
Arbitragem: Fábio Kover (SP), Andréia Silva (SP), Fabiana Pereira (SP).
Confira a Estatística Clique aqui .

Argentina 66 x 76 Brasil
Arbitragem: Marcos Benito (SP), Jonas Pereira (SP) e Juliana Roveri (SP).
Confira a Estatística Clique aqui .

3ª rodada – Domingo (18 de agosto)
10h30 – Argentina x Porto Rico
Arbitragem: Jonas Pereira (SP), Fabiana Pereira (SP) e Juliana Roveri (SP).
Confira a Estatística Clique aqui .

13h00 – Brasil x Canadá (SPORTV / Ao vivo)
Arbitragem: Marcos Benito (SP), Fábio Kover (SP) e Andréia Silva (SP).
Confira a Estatística Clique aqui .

OBS: Horário de Brasília.

A SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA TEM O APOIO DO GOVERNO FEDERAL POR MEIO DO CONVÊNIO COM O MINISTÉRIO DO ESPORTE.

por CBB
foto Gaspar Nóbrega / Divulgação / CBB