Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Triatlhon: Pâmella Oliveira ganha prêmio.

Pâmella OliveiraDe volta do Canadá, onde foi a melhor nadadora na competição Edmonton Triathlon ITU Cup, a capixaba Pâmella Oliveira passou um dia em Vitória para matar a saudade da família e se reunir com a equipe do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), patrocinador exclusivo da triatleta.

Como prêmio por ter sido convocada para os jogos Pan-Americanos de 2011 (que acontecem de 14 a 30 de outubro em Guadalajara, no México), Pâmella ganhou um bônus de R$ 5 mil.
Hoje (14) ela segue para o Rio de Janeiro, onde vai treinar forte para participar da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, o maior evento esportivo militar já realizado no Brasil. Cerca de seis mil atletas de mais de 100 países participam do evento, que começa no sábado (16), no Rio de Janeiro. A prova de triatlo será disputada no dia 24 de julho.

Passados os jogos, Pâmella retorna para Portugal, onde mora há seis meses, desde que passou a treinar no Complexo Desportivo de Rio Maior, centro de excelência no qual se preparam alguns dos melhores triatletas do mundo.

“Há dez anos nós patrocinamos a Pâmella e acompanhamos a carreira dela, desde a natação. Nosso objetivo, traçado para este ano, era a participação no Pan. As Olimpíadas estavam em nossos planos para 2016, mas talvez essa meta seja alcançada quatro anos antes, nos jogos olímpicos de Londres 2012. Não era uma exigência nossa, mas o desempenho da nossa atleta foi uma grata surpresa. Estamos muito orgulhosos”, declarou o diretor-executivo do Sicoob ES, Francisco Reposse Junior.

A preparação de Pâmella rumo ao Pan-Americano também inclui um treinamento em região de altitude, em San Luis Potosí, no México, entre os dias 10 e 21 de outubro.

Sobre a atleta
A triatleta, que nasceu em Vila Velha, começou sua carreira na natação aos cinco anos de idade. Após ser 26 vezes campeã nesse esporte, ela começou a praticar o triatlo, aos 19. Hoje, com 23, Pâmella é 2ª colocada no ranking da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e a segunda brasileira com a melhor pontuação no Ranking da União Internacional de Triathlon (ITU) .

Perfil
Nome: Pâmella Oliveira
Altura: 1,65 metro
Idade: 23 anos
Cidade onde nasceu: Vila Velha
Técnico: Sérgio Santos, português, medalha de prata nas Olimpíadas de Pequim, 2008.
Ranking da CBTri: 2ª colocada
Ranking da ITU: segunda brasileira, na 93ª posição
Ranking Olímpico: 90ª colocada
Troféus: 69 (46 de ouro, 12 de prata e 11 de bronze)

Principais resultados:
• Campeã Sul-Americana de Triathlon 2011
• 25º lugar WC Edmonton Triathlon ITU Cup 2011
• 3° lugar 2011 Guatape ITU Triathlon Pan American Cup and Caribbean Championships - Elite Women
• 3° lugar 2011 Salinas ITU Triathlon Pan American Cup and South American Championships - Elite Women
• Campeã Sub-23 2010 Puerto Vallarta PATCO Triathlon Pan American Championships
• Campeã 2010 Vila Velha PATCO Sprint Triathlon Pan American
• 19º lugar 2010 Monterrey ITU Triathlon World Cup - Elite Women
• Campeã 2009 Vila Velha South American Sprint Triathlon Championship

por Confederação Brasileira de Triathlon

Comentários