Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Ginástica: Eliane Sampaio se prepara para primeira competição de 2011

Eliane Sampaio
Foto: Divulgação 
>> A Ginástica Rítmica do Brasil fará sua estreia no calendário de competições de 2011 na próxima semana. A ginasta Eliane Sampaio será a representante brasileira na etapa da Copa do Mundo de Pesaro, que será de 25 a 27 deste mês. Eliane e sua técnica, Anna Danielyan, embarcam para a Itália na próxima segunda-feira (21).

A preparação para a primeira competição de 2011 começou desde o início do ano e a ginasta acredita estar preparada. "Estou treinando com foco nessa etapa de Copa do Mundo há mais ou menos dois meses e estou me esforçando bastante para conseguir fazer o melhor possível em Pesaro", afirmou Eliane Sampaio.

A ginasta do Brasil mostrará novidades, já que se apresentará nos quatro aparelhos, sendo que, em dois deles, com séries novas. De acordo com o rodízio de aparelhos designado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), em 2011, sai corda e entra maças. Eliane fará novas séries nas maças e na fita e manterá as mesmas do ano passado na bola e no arco.

"Já estou bem adaptada as novas séries. Ajudei a escolher as músicas e gostei muito das duas. Estou me sentindo confortável e feliz pela volta das maças, que é um aparelho que sempre gostei muito. Acho que, por isso, fica mais fácil essa adaptação", explicou Eliane Sampaio.

Além de duas novas séries, a ginasta ainda leva para a Itália o peso de ser a única representante do Brasil. "Essa vai ser a minha primeira competição do ano, com mudanças no programa e, ainda, sendo a única ginasta brasileira. Sei que é uma responsabilidade grande, mas estou me preparando para isso", garantiu Eliane.
Na competição Individual, a brasileira estará entre um total de 47 ginastas de 31 países na busca por bons resultados. Na disputa de Conjunto, onde o Brasil não estará representado, serão 17 no total.

A treinadora Anna Danielyan alerta que, após dois meses de treinos, este ainda é o início do trabalho. "A Eliane está treinando muito, duas vezes por dia, bastante focada e se preparando bem. Mas, claro, não podemos deixar de destacar que essa será apenas a primeira competição dela no ano e, assim como todas as outras, ainda busca entrar no ritmo", comentou Anna.

De qualquer forma, a técnica do Brasil afirma que o pensamento é positivo. "Sempre trabalhamos pensando em fazer a melhor apresentação. E, com certeza, é com essa ideia que vamos para Pesaro na próxima semana", concluiu Anna Danielyan.

por Confedaração Brasileira de Ginástica

Comentários