Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Futsal: Brasil goleia Tailândia e confirma primeira posição

Foto: Divulgação / CBFS 
>> O Brasil voltou a jogar bem no I Torneio Mundial de Futsal Feminino. Nesta quarta-feira (8/12), o time verde amarelo teve grande atuação no ginásio Poliesportivo José Caballero, em Alcobendas, na Espanha, e goleou a Tailândia por 14 a 0, confirmando a primeira colocação do grupo A da competição.

A vitória levou as brasileiras aos sete pontos em três partidas, superando Portugal, que também teve a mesma pontuação, mas perdeu no saldo de gols (28 a 6). Com isso, as duas equipes garantiram as vagas da chave para as semifinais do Mundial Feminino. Já as tailandesas terminaram em último lugar da chave com apenas um ponto e um saldo negativo de -19.

As semifinais do Mundial Feminino serão disputadas na próxima sexta-feira (10/12). O Brasil enfrentará a Rússia, segunda colocada do grupo B. Os dois times enfrentam-se no Pavilhão de Esportes Jorge Garbajosa, na cidade espanhola de Torrejón de Ardoz, às 17h30 (horário local – 14h30 no horário de Brasília). Já Portugal enfrentará a Espanha, às 20 horas, no ginásio Poliesportivo José Caballero, em Alcobendas.

O jogo
Foi um jogo de um time só. Muito superior técnica e taticamente, o Brasil não demorou um minuto para abrir o placar. Com 54 segundos, a fixa Valéria teve espaço para chutar e acertou o ângulo da goleira tailandesa Wannapa. O domínio brasileiro era grande, mas o segundo gol só saiu ao 8min06, quando a pivô Ju Delgado recebeu passe na área e, de costas, tocou de calcanhar para marcar o segundo do time brasileiro.

Na saída de bola, a Tailândia perdeu a bola na frente e, em rápido contra-ataque, a ala Jéssika recebeu no lado esquerdo da quadra e finalizou cruzado para ampliar a vantagem. Aos 12min30, foi a vez da ala Marcela chutar na diagonal para marcar o quarto tento do time brasileiro.

Apenas 29 segundos depois, a Tailândia cometeu a sexta falta, originando um tiro livre direto. Na cobrança, a ala Vanessa, com um potente chute no ângulo, marcou o quinto gol brasileiro. Aos 17min35, a ala Jessiquinha encerrou o placar da primeira etapa com um belo gol. Ela recebeu a bola, deu dois dribles curtos em duas adversárias, e tocou rasteiro para fazer 6 a 0.

No segundo tempo, o Brasil começou sufocando a Tailândia. Com 22 segundos, Vanessa rolou a bola para a pivô Lú, que chutou cruzado. Sozinha na área, a ala Neguinha empurrou para as redes e fez o sétimo. Como um rolo compressor, as brasileiras pressionaram muito no início da etapa e, em quatro minutos, fizeram cinco gols.

Aos 22min20, Lú escorou cruzamento e fez o oitavo. Aos 23min12, a fixa Cilene cobrou pênalti e ampliou o placar para 9 a 0. Aos 24min37, Vanessa acertou chute forte em cobrança de falta ensaiada e aumentou a contagem a favor das brasileiras. Aos 25min50, Valéria carregou a bola e finalizou com perfeição para fazer o décimo primeiro. Por fim, aos 26min33, Marcela recebeu passe dentro da área e tocou rasteiro para encerrar a maratona de gols.

Com boa vantagem, o Brasil administrou a vantagem. No entanto, ainda deu tempo para mais dois gols. Aos 36min13, Jessiquinha fez fila na defesa e marcou mais um para o time brasileiro. Aos 37min27, Vanessa chutou rasteiro e encerrou a goleada por 14 a 0.

Ficha técnica

Brasil 14 x 0 Venezuela

Local: Ginásio José Caballero – Alcobendas (Espanha)
Horário: 19h30 horas (horário local - 16h30 horário de Brasília)
Árbitro principal: Roberto Gracia (Espanha)
Árbitro auxiliar: Francisco Gutierrez (Irã)

Tailândia: Wannapa, Jiraprapa, Orathai, Sasicha e N. Jiraprana - Entraram: Siranya, Nipaporn, Hataichanok, Pisayaporn, Pannipa, Wannaporn, Prapasporn - Técnico: Sainetgnam Rakphol

Brasil: Jozi, Valéria, Marcela, Vanessa e Lú - Entraram: Cilene, Jéssika, Jessiquinha, Gaby, Taty, Néia e Ju Delgado- Técnico: Vander Iacovino

Gols

Brasil: Vanessa (12:59, 24:37 e 37:27); Valeria (00:54 e 25:50); Jessiquinha (17:35 e 36:13); Marcela (12:30 e 26:33); Cilene (23:12); Lú (22:20); Jéssika (8:28); Ju Delgado (8:06); Neguinha (20:22)

Tailândia: --

Fonte: Confederação Brasileira de Futsal

Comentários