Bia Haddad única brasileira a entrar na chave principal em Roland Garros

Foto: Matthew Stockman / Getty Images Roland Garros é conhecido por ser o Grand Slam "mais brasileiro" de todos. Além do tricampeonato de Gustavo Kuerten e do título de Marcelo Melo, em 2015, o torneio costuma receber muitos tenistas do Brasil por ser disputado no saibro. Porém, em 2018, apenas uma está garantida na chave principal da competição. Bia Haddad Maia, atual 63ª do ranking da WTA, entrou direto e disputará o torneio pela segunda vez na carreira. No masculino, os jogadores vão precisar passar pelo qualifying.

Entrevista com: Bia Figueiredo - Automobilismo

Bia Figueiredo na Indy 500
Foto: Carsten Horst 
>> Entrevistamos a piloto Bia Figueiredo "primeira mulher do mundo a vencer na Firestone Indy Lights e única a vencer na Fórmula Renault, Ana Beatriz Figueiredo é a primeira brasileira a correr em uma categoria top do automobilismo internacional, a Fórmula Indy, e a primeira a disputar a clássica corrida 500 Milhas de Indianápolis.", e fechou o ano de 2010 vencendo a segunda bateria do Desafio das Estrelas. Leia a entrevista para o Portal Mulher Atleta.

Ana Beatriz Figueiredo, 25 anos

Mulher Atleta: Como iniciou no Esporte?
Bia Figueiredo: Desde criança gostava de assistir corridas. Aos cinco anos meu pai me levou ao kartódromo de Interlagos para ver uma corrida. Eu me apaixonei e não o deixei em paz enquanto não me colocou na escolinha de kart, aos oito anos. Aí nunca mais parei.

Mulher Atleta: Esporte que Pratica? Por qual clube?
Bia Figueiredo: Piloto de Fórmula Indy. Em 2010, fiz quatro corridas pela Dreyer & Reinbold Racing.

Mulher Atleta: Quais suas maiores e mais importantes conquistas?
Bia Figueiredo: Ter vencido na Fórmula Renault, na Indy Lights e ter chegado ao meu grande objetivo, a Fórmula Indy.

Bia Figueiredo
Foto: Miguel Costa Jr.
Mulher Atleta: Com a vitória no Desafio da Estrelas, qual a repercussão que poderá dar no automobilismo feminino? Podemos esperar que mais meninas se interessem pelo esporte?
Bia Figueiredo: Foi uma vitória muito especial, pois havia 27 pilotos no grid que, de alguma forma, são ou foram muito importantes no automobilismo mundial. Vencer grandes nomes como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan e outros foi maravilhoso. A repercussão foi grande, principalmente pelo fato de a prova ser transmitida pela Globo. Acredito que veremos mais e mais meninas entrarem no automobilismo.

Mulher Atleta: Acompanha outros Esportes? Quais?
Bia Figueiredo: Amo esportes. Acompanho mais futebol, tênis e vôlei.

Mulher Atleta: Quais seus ídolos?
Bia Figueiredo: Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e André Ribeiro

Mulher Atleta: O que é ser atleta? E quais seus objetivos como atleta?
Bia Figueiredo: Para mim, ser atleta é ser uma pessoa muito determinada, disciplinada e apaixonada pelo que faz. Meus objetivos são me tornar uma piloto campeã em uma categoria top, no caso a Fórmula Indy.

Bia Figueiredo
Foto: Divulgação
Mulher Atleta: História engraçada?
Bia Figueiredo: Desde meus 17 anos, o André Ribeiro (ex-piloto de Formula Indy) e o Augusto Cesário (dono da Cesário Fórmula, equipe da Fórmula 3 Sul-Americana) agenciam minha carreira. Depois de uma prova ruim que fiz na Fórmula Renault, em 2003, o Cesário comentou em nosso briefing pós-corrida que havia faltado "testosterona" em mim, como sinônimo de garra. Fiquei enfurecida e guardei aquele comentário por muito tempo até a minha primeira vitoria na Formula Renault e rebati o comentário dizendo que havia ganhado a corrida graças à grande quantidade de "progesterona".

Mulher Atleta: A Mulher Atleta sofre algum tipo de discriminação no meio esportivo? Se sim, qual?
Bia Figueiredo: No meu caso, por competir diretamente com homens, é um pouco complicado. No começo, ninguém aceitava perder para mim e sempre era jogada para fora. Com o tempo fui rebatendo as batidas e vencendo corridas. Hoje em dia já melhorou muito e quase não sinto esse tipo de preconceito.

Mulher Atleta: Qual a sua opinião sobre a Inclusão no Esporte?
Bia Figueiredo: O esporte é minha vida. Acredito que todo mundo deva praticar esporte não só pela saúde, mas pela disciplina e controle mental. Tudo que aprendi nesses 18 anos de carreira vou levar para a minha vida toda. Por isso sou 100% a favor de todos os programas de incentivo ao esporte.

Bia Figueiredo
Foto: Fernanda Freixosa
Mulher Atleta: O que diria para um garota que está iniciando no esporte?
Bia Figueiredo: O automobilismo é um esporte muito difícil e caro, por isso não é todo mundo que tem a possibilidade de começar. Tendo o recurso necessário o meu conselho é muita determinação e nunca desistir.
Dela para Fabiana Murer:
Bia Figueiredo: Gostaria de fazer uma pergunta para a Fabiana Murer. Primeiro, parabenizá-la pelo excelente ano de 2010, e perguntar como ela consegue, depois de grandes frustrações, como por exemplo, o desaparecimento de uma de suas varas na Olimpíada de Pequim, se reerguer e manter-se motivada para novas conquistas.

Bia Figueiredo: Aprendi nessa vida que nada se vence sozinha. Durante todos esses anos de carreira tive pessoas muito especiais ao meu lado que de alguma forma contribuíram para o meu sucesso. Agradeço a Deus por ter a família que tenho e por ter tido o Nailor Campos, meu treinador no kart, e por ter o André Ribeiro e o Augusto Cesário, meus empresários, na minha carreira.

Agradecimento Estela Craveiro - Imprensa Bia Racing

Visite o site oficial da Bia Figueiredo. Acesse: http://www.biaracing.com/

por Mulher Atleta
São Paulo em 26/12/2010

Comentários

Postar um comentário